domingo, 25 de outubro de 2009

A opinião de Saramago

"Caim" o seu novo livro.
Muito se tem falado sobre este livro, que muita polémica tem causado no nosso plano nacional.
Muito honestamente, não li o livro, não sei concretamente ao certo os detalhes minuciosos expostos por quem o redigiu, mas pela televisão sei que tem tido bastante criticas negativas.
Estando num país conservador, outra coisa não seria de esperar.
Pessoalmente, sou católico não praticante, apesar de ter feito a "escola religiosa" até ao crisma.
Pelo que se ouve e  pelo  que se diz, Saramago  critica duramente a religião e põe  em causa  a fé  e a esperança  de muitas pessoas,a minha inclusivé, o que o coloca numa posição delicada sobre o tema abordado.
Apesar de não partilhar da mesma opinião, pois acredito na Igreja e no que é incutido nesta Constituição, respeito a sua opinião.
Apesar de discordar da opinião do autor, sei que todos nós enquanto cidadãos portugueses temos o direito á igualdade e à liberdade de expressão, conforme consta na Constituição da República.
Penso que é aqui que reside o meu ponto de vista.
Não partilho a opinião de Saramago, mas respeito acima de tudo a opinião do mesmo, pois é um direito que ele tem enquanto cidadão português e não deve ser censurado, pois o tempo da censura ja lá vai desde o 25 de Abril de 1974, onde não havia democracia e hoje está bem patente esse termo em Portugal. Democracia é igualdade de direitos e liberdade de expressão segundo o meu raciocínio, mas pelo que vejo a liberdade de expressão é para todos, ou só para o que convém?

4 comentários:

Clube dos desgostos disse...

Concordo plenamente com a tua opinião...todos somos livres de pensar e de dizer o que pensamos e sentimos. se concordam ou não, aí o problema já nos ultrapassa...o importante é respeitarmo-nos uns aos outros.

Beijinhosssss***

Onurb

Unknown disse...

É claro que a liberdade de expressão é um direito inalienável, mas aqui serviu unicamente para divulgar, através da polémica, um livro...e não para reiterar uma opinião!! Pois já afirmou publicamente que se excedeu ao chamar f*lho de p*ta a Deus...
Obrigado pela visita
Bjs
Su

biazinha disse...

Eu tb não sei quase nada sobre o livro, mas ouço as críticas na televisão . Cada um tem o direito a dar a sua opinião e se esta é a de Saramago não sou contra :)

Clube dos desgostos disse...

Eu sou da opinião que isto é uma estratégia de markting... mas enfim. Cada um sabe da sua fé, e essa é feita de dúvidas..

Emma